quinta-feira, novembro 30, 2006

Linhas cortadas


Uma manhã, lindo dia de sol, mar calmo e água limpa. Muitos pescadores e muitos peixes. Aquele bate-papo rolando. De repente, você percebe que a sua linha afrouxou muito. A reação imediata é conferir para ver se não entrou um dos grandes. Na hora de garantir a ferrada, aquela decepção. A linha não pesa, não há briga! Surge a dúvida: o que ocorreu? ESPADA! Que peixe é esse? Trata-se de um representante da família Trichiuridae, cujo nome científico é Trichiurus lepturus, conhecido pelos pescadores do sul, como peixe-espada ou espada. Espécie carnívora e muito voraz habita a região litorânea de águas mais rasas, até um limite de cerca de 30m, deslocando-se, muitas vezes, em grandes cardumes. Grande predador se caracteriza por possuir uma boca prognata, com grandes dentes proeminentes na ponta da mandíbula. Por falar em boca prognata, elas se caracterizam por apresentar a mandíbula (parte inferior da boca) projetando-se para frente em relação ao maxilar (parte superior da boca), típico de predadores.
Com tamanho médio de 1m, pode atingir cerca de 1,70m. A espécie de uma opção de pesca indesejável pode transformar-se em momentos de grande diversão, com ótimas brigas se capturada com material adequado. Em noites de mar calmo, a pesca com bóia e linhas devidamente protegidas (pequenos empates de aço), na qual pode ser colocada luz química, como atrativo, poderá ser bastante divertida. Outra modalidade é a tentativa de captura com iscas artificiais luminosas, dotadas de colheres brilhantes. Entre as iscas naturais podemos usar, principalmente, as sardinhas. Vale a pena tentar! Leia mais sobre esse peixe no livro, Guia de peixes do litoral brasileiro, de autoria de Carlos Rikio Suzuki. Grande abraço!
César Mazzillo Jr.

Um comentário:

seuilha disse...

Um grande abraço ao Mazzillo Pai e ao colaborador Mazzillo Filho incentivadores dedicados que puseram no ar o mais recente e moderno meio de comunicação da Asuplama com pescadores da nossa e de outras plataformas, assim como todos os pescadores que quizerem contribuir e trocar experiências e notícias.
Fico contente porque nossa maior fonte de prazer( tá bom, uma das maiores)tem seu site remodelado e com os requisitos necessários de um veículo moderno de comunicação.
Bom fim de semana a todos, com sol e peixes.